Buscar
  • Barbara Leite Liberato

Disciplina Positiva: Equilibrando a firmeza com a gentileza

Atualizado: 1 de Mai de 2020

A partir do conceito de que o respeito mútuo é o ponto de partida para a construção de uma relação parental equilibrada, qualquer criança - de bebês aos adolescentes são capazes de aprender cooperação e autodisciplina


João Paulo Liberato, 5 anos e Gabriel Liberato, 2 anos junto aos pais Fernando e Bárbara: vivenciam a disciplina positiva diariamente, estão aprendendo a equilibrar a firmeza e a gentileza transformando os comportamentos desafiadores das crianças em oportunidade de aprendizado e habilidades de vida. Fotografia: Nadjara Nunes


A abordagem positiva entrou na minha vida pela porta da frente em 2018 quando era uma mãe recém-parida do meu segundo filho. Ela chegou em formato de livro “Disciplina Positiva”, dentro de um contexto de caos que estava instalado na minha casa, desde que retornamos com o nosso segundo bebê da maternidade. Casa nova, vida nova, mais um filho para a coleção. E entre ciúmes, brigas, birras, gritos, tapas e beijos nos salvamos todos.


Para quem deseja ajudar as crianças a desenvolver autodisciplina, responsabilidade, cooperação e habilidades para resolver problemas, a Disciplina Positiva é um excelente ponto de partida

Ao devorar este livro, redescobri os prazeres e a delícia de ser, agora, mãe de dois. Consegui encontrar a assertividade que existia dentro de mim. Então, ao conseguir equilibrar firmeza e gentileza na educação das crianças comecei a colher frutos de uma relação parental pautada no respeito mútuo, sem ser punitiva e tão pouco permissiva.

Foi amor à primeira vista pela Disciplina Positiva, então não medi esforços para aprofundar os conhecimentos acerca dessa filosofia. Com ela aprendi que a consciência é a chave para a mudança, sobretudo, na parentalidade.

Ao certificar-me como Educadora Parental comprometi comigo mesma que ajudaria outros pais neste processo de ajudar os próprios filhos a se sentirem capazes e importantes, a ter uma consciência acerca da importância de se exercer a Parentalidade como uma missão de vida. E, assim, conduzir as crianças a crescer desenvolvendo todas as habilidades que são esperadas que elas desenvolvam. E este blog, é com certeza, um dos grandes passos dados para a realização desse comprometimento.

A Disciplina Positiva é baseada na filosofia e nos ensinamentos de Alfred Adler e Rudolf Dreikurs, criada pela Doutora em Educação, Jane Nelsen, nos Estados Unidos, preza por trazer limites com firmeza, gentiliza, dignidade e respeito, promovendo a liberdade com escolhas limitadas. Para a autora: “As crianças desenvolvem habilidades como – ser capaz, ter poder de influência sobre a própria vida, habilidade de entender as próprias emoções e desenvolver autodisciplina, autocontrole, empatia, escuta ativa, lidar com limites, responsabilidades e consequências com flexibilidade e integridade, avaliar as situações em acordo com próprios valores – quando lhes é permitido trabalhar essas habilidades ao lado dos pais” (NELSEN, 2015, p. 4).

Para quem deseja ajudar as crianças a desenvolver autodisciplina, responsabilidade, cooperação e habilidades para resolver problemas, a Disciplina Positiva é um excelente ponto de partida. Os princípios e as ferramentas que ela propõe ajudam a estabelecer bases sólidas, lidando com os erros de forma encorajadora, habilitando as crianças a tomarem boas decisões que servirão para o resto da vida.

Foi através da Disciplina Positiva que a minha trajetória dentro da educação parental começou, comecei, com ela, a vivenciar uma maternidade mais leve e real. Deixei de lado a maternidade e a perfeição que um dia idealizei. Está tudo bem não dar conta de tudo. Errar faz parte do percurso de ser mãe. A reflexão passa diariamente por saber o que é realmente importante na relação que está sendo construída. Passa também pela coragem e pela sabedoria de construir uma vida, uma família e uma maternidade em torno dessa questão.

E então, Vamos Juntos?


Sobre a autora:


Bárbara Leite Liberato é casada com Fernando Liberato, mãe de duas crianças extraordinárias João Paulo, 5 anos e Gabriel, 2 anos. A vida toda quis ser mãe e formar uma família, casou com o grande amor da adolescência e juntos educam os filhos dentro da Parentalidade Positiva. Tem como missão de vida capacitar pais e mães para utilizarem as ferramentas da Disicplina Positiva e da Parentalidade Positiva junto aos filhos. Ler e escrever é uma paixão na vida.




Bárbara Leite Liberato


Educadora Parental em Disciplina Positiva

Membro da PDA / Brasil

Jornalista e Advogada

Especilista em Parentalidade Positiva pela Escola de Parentalidade e Educação Positivas de Portugal

Especializando em Neurociência e Comportamento - PUC/RS

Idealizadora e Editora do blog cheirodemae.com.br

(99) 981326509 - barbaraleiteliberato@hotmail.com

@barbaraleiteliberato




7 visualizações

Posts recentes

Ver tudo