Buscar
  • Barbara Leite Liberato

Pão de Frigideira

Pão ázimo, Piadino, Chapati, Pão indiano ou Rap 10. Não importa como você costuma chamá-lo. Ele é uma maravilha: não leva fermento e é feito na frigideira.


O chapati é um dos pães mais antigos do mundo. Ele lembra pão árabe só que mais fininho. É leve, gostoso e de fácil digestão. E se isso ainda não te convenceu a chamar a criançada para cozinha e experimentar essa receita caseira e nutritiva, veja só: como não leva fermento, não precisa esperar descansar por muito tempo, a sova é de 1-2 minutinhos, a massa super fácil de abrir e ele ainda é assado na chapa e na boca do fogão

Não perca mais tempo, convide a meninada para se divertir, aprender e a se conectar com você na cozinha. O resultado é bem delicioso!


Use a sua imaginação e recheie do jeito que você e seu filho mais gostam!


Anota aí o que você vai precisar:

Ingredientes:
250g de trigo
1 colher de azeite
3 g de sal
130 mL de água morna


Modo de fazer:


Separe os ingredientes. Misture o trigo, o azeite e o sal. Vá acrescentando a água morna e mexendo. Aos poucos vai formando uma massa e está na hora de mexer com as mãos. Você deve sovar a massa uns 5 minutos no máximo. Depois cubra de deixe descansar de 5 a 15 min.


Em uma superfície lisa divida a massa em 4 partes. Você pode formar um disquete com as mãos e abrir com o rolo até ficar bem fina. Pode usar um pouco de trigo para polvilhar se grudar. Você pode reservar os discos separadamente em um tecido para não ressecar.




Unte com azeite uma frigideira, a maior que tiver e que perceba que caberá os discos. Esquente a frigideira, deixe sempre em fogo baixo. Cozinhe 1 minuto de cada lado tampada. Se não for comer na hora, reserve coberto com tecido para não ressecar.


Recheie com as mais variadas opções doces como frutas ou salgadas como queijos, folhas e vegetais. No vídeo usei requeijão, tomate e salame na opção salgada e banana com melado na opção doce.


Você pode guardar em recipiente fechado na geladeira por alguns dias e na hora de comer é só rechear e se preferir esquentar na frigideira ou ao forno.


Confira o passo a passo:




Sobre a autora

Karuane Araújo é mãe da Mariane 6 anos autista verbal e do Miguel de Maria 2 anos, de temperamento forte, esposo do Bruno Araújo, aplicadora da disciplina positiva na educação das crianças.


Karuane Araújo

Chefe da Divisão de Cursos de Pós-Graduação - PROPGI/UEMASUL

Engenheira de alimentos - Mestre em Ciências da Saúde

Tel: 099 991081406 CV Lattes: http://lattes.cnpq.br/1115832947713877

@karuanearaujo

26 visualizações

Posts recentes

Ver tudo