Buscar
  • Barbara Leite Liberato

O COVID -19 e as Crianças

Uma das descobertas mais impressionantes e consistentes dos relatos da COVID-19 em todo o mundo é que, ao contrário dos adultos infectados, as crianças raramente experimentam as formas graves da doença


Em dezembro de 2019, surgiu na China a Síndrome Respiratória Aguda Grave 2 (SARS-CoV-2). COVID-19, o termo usado para a doença clínica causada pelo SARS-CoV-2, foi declarado uma pandemia pela Organização Mundial da Saúde em 11 de março. A partir de 2 de abril, o número de casos confirmados em todo o mundo atingiu quase 1 milhão, com 50.000 mortes, com casos confirmados em quase todos os países de todos os continentes. O número de casos notificados da COVID-19 certamente está subestimando a verdadeira carga da doença, dada a indisponibilidade de testes em vários locais, e também a proporção significativa de pessoas que, apesar de infectadas, desenvolvem formas assintomáticas ou leves não identificadas da doença.

Bebês e crianças em idade pré-escolar apresentam maior probabilidade de manifestações clínicas graves do que as crianças mais velhas. Além disso, as manifestações podem ser graves especialmente se houver outras doenças associadas, como imunodeficiências, neoplasias e doenças respiratórias

Uma das descobertas mais impressionantes e consistentes dos relatos da COVID-19 em todo o mundo é que, ao contrário dos adultos infectados, as crianças raramente experimentam as formas graves da doença. Há vários estudos em andamento que investigam o porquê dessa diferença, muitos apontam para a resposta imune diferenciada das crianças ao entrarem em contato com esse patógeno. Vale lembrar que bebês e crianças em idade pré-escolar apresentam maior probabilidade de manifestações clínicas graves do que as crianças mais velhas. Além disso, as manifestações podem ser graves especialmente se houver outras doenças associadas, como imunodeficiências, neoplasias e doenças respiratórias.


Os sinais e sintomas mais comuns nas crianças são os mesmos dos adultos e incluem:

· Tosse e febre - sintomas mais comuns

· Dor de garganta

· Coriza e congestão nasal

· Vômitos

· Diarréia

· Sibilos (chiado)

· Aumento da frequência respiratória


Como as crianças podem ajudar a prevenir a infecção?

Ensine-as a:

1. Lavar as mãos com água e sabão por cerca de 30segundos

2. Evitar passar a mão no rosto, nariz, boca e olhos

3. Lavar seus brinquedos com água e sabão

4. Etiqueta da tosse: espirra e tossir no braço e não nas mãos! Após a tosse ou espirro lavar as mãos


Acredite!!! Elas são capazes de entender todas essas informações, pois elas têm facilidade de apreender informações, especialmente se forem explicadas de forma apropriada para cada idade.

Ah!! Essa última dica vale para todas as faixas etárias: Evite aglomerações sempre que possível! Fique em casa! Só saia para o que for estritamente necessário.


Referências: Safadi MAP, The intriguing features of COVID-19 in children and itsimpact on the pandemic, Jornal de Pediatria (Versão em Português)(2020),doi:https://doi.org/10.1016/j.jpedp.2020.04.001

https://www.sbp.com.br/especiais/covid-19/



Sobre a autora:


Olá, é um prazer conhecer vocês que frequentam esse blog! Um lugar de escuta, de fala e principalmente de compartilhamento. Vejo aqui um espaço em que poderemos compartilhar muito mais do que os desafios das relações entre pais e filhos, mas principalmente as experiências e as motivações que encontramos no dia a dia de cada família. Sou médica, pediatra, e espero enriquecer esse espaço através de orientações e discussões norteadas pelo conhecimento médico.







Dra. Raquel Carvalho Leite

Médica formada na Universidade Federal de Minas Gerais. Pediatra pelo programa de Residência Médica do Hospital das Clínicas da UFMG. Titulada em Pediatria pela Sociedade Brasileira de Pediatria. Especialização em Terapia Intensiva Pediátrica e Neonatal pelo Neocenter e Titulada em Terapia Intensiva Pediátrica pela Associação de Medicina Intensiva Brasileira.

@quelcleite

e-mail rcl134@yahoo.com.br

25 visualizações

Posts recentes

Ver tudo