Buscar
  • Barbara Leite Liberato

Meu jeito de Ensinar

Professores são pessoas que diretamente influenciam no comportamento, nas escolhas e formação do ser humano. Uma criança que é educada por um professor que sabe acolher, encorajar e que está disposto a ir além do ensinar é capaz de se tornar um adulto extraordinário. Celebrar o dia desse profissional é brindar com eles a formação de uma nova sociedade. O futuro está nas mãos deles tanto quanto está nas mãos dos pais. Desde a Infância até na vida adulta, temos professores que nos motivam, que nos conduzem, que nos escutam, que nos fazem crescer e amadurecer, a desenvolver um novo olhar para o mundo e para nós mesmos. Na infância nos levam pelas mãos, na adolescência nos motivam com o saber e na vida adulta transformam as nossas condutas. Sim! Eles são especiais! E é pela importância deles que essa semana vamos dedicar as publicações do blog para ler as perspectivas deles sobre esse ato de amor traduzido em E.N.S.I.N.A.R. Leia sem moderação.




Essa é a Professora Deisy Sanglard de Sousa. Nossa primeira convidada.
Advogada, especialista, Professora Mestra em Educação pela UFMA.
Graduada em Direito pela UNIFOR - Universidade de Fortaleza . Especialista em Direito Público, Ciências Penais, Direito de Família e Sucessões e também Docência do Ensino Superior. 
Mestra em Educação- UFMA, 2021.
Advogada há 16 anos e professora do curso de Direito há quase 13 anos. @deisysanglard 



Meu jeito de ensinar…


Vou contar um pouco mais sobre esse desafio para vocês... Ser professor sempre foi muito além do compromisso de compartilhar conhecimento, orientar, preparar-se e manter-se atualizado e habilitado para o exercício do ofício... Para mim, ser professora é criar vínculos, construir pontes... compreender a si e ao outro... Literalmente é um caminho dialógico, “quem ensina, aprende”.

Esse é o meu jeito de ensinar, como procuro caminhar, construir minha jornada, nesses mais de 12 anos, na docência: aprendendo, reconhecendo meus limites, necessidades e virtudes; reinventando-me, criando e fortalecendo vínculos…. Cada aluno que compartilhou essa jornada comigo deixou um pouco de si e levou um tanto de mim consigo, não me canso de reconhecer como aprendo com meus alunos.


É sempre desafiador, exige muito dos envolvidos, esforço, dedicação, resistência e superação. É recompensador, é tão fascinante acompanhar o crescimento do outro! Meu jeito de ensinar é repleto de muitas experiências, em sala de aula ou além dos muros da faculdade, práticas ou teóricas, cansativas ou prazerosas, instigantes ou nem tanto assim… Gosto de ensinar contextualizando, aproximando teorias e prática, despertando e alimentando as curiosidades de meus alunos pelo saber, conhecer, conviver e contribuir…

Meu jeito de ensinar é buscar, é reconhecer a profissionalização deste ofício com compromisso, acolher meus alunos e suas realidades com o rigor que o conhecimento e a ciência exigem, mas sem perder amorosidade pelo outro, pelo todo… Enfim, meu jeito de ensinar são tantos que ainda estou “ os desenvolvendo”, confesso, como professora em contínua construção.


" Influência significa que eu sei como defender meu argumento de uma maneira que o convencerá" .
Daniel Goleman

Feliz dia do Professor!

20 visualizações

Posts recentes

Ver tudo