Buscar
  • Barbara Leite Liberato

Bolo de Milho Enriquecido

Tradicional na culinária brasileira, sobretudo no mês de junho, quando as festas juninas invadem o nosso país de norte a sul, o bolo de milho pode ser enriquecido com ingredientes que podem deixa-lo mais saudável, nutritivo e ainda mais gostoso.


O milho foi descoberto em ilhas próximas ao litoral mexicano, há mais de 7 mil anos. Muito usado pelos incas, maias e astecas, o grão foi a base da alimentação das sociedades antigas e todas as atividades em grupo eram feitas em função de seu plantio.

No Brasil, o milho fazia parte do dia a dia dos índios antes mesmo da chegada dos colonizadores, que aproveitavam todas as partes do vegetal.

Não é apenas pelo prazer do paladar que o milho deve aparecer com mais frequência na dieta alimentar. O grão tem fibras e nutrientes que auxiliam no bom funcionamento do organismo. Mas para um consumo saudável do milho, é recomendado não adicionar muita gordura ou açúcar durante o preparo dos alimentos.

Então tome nota dessa receita e torne a alimentação da sua casa mais natural e saudável.



Bolo de milho enriquecido

Ingredientes:
1 lata escorrida (280g) de milho verde 
1 xíc de flocos de milho
4 colheres de manteiga
3 ovos 
1 copo de leite de sua preferência
1 xíc de açúcar demerara
1 colher de coco ralado
1 colher de fermento químico

1 colher de sementes de chia
1 colher de sementes de linhaça 
1 colher de aveia em flocos 

Modo de fazer:
Pré aqueça o forno a 250 graus. Bata no liquidificador os ingredientes na ordem apresentada. Você pode dividir a massa e em uma parte colocar as sementes e na outra parte não. Ou coloque na massa toda, faça como preferir. Despeje a massa em forma untada e leve para assar até o teste do palito ficar ok. 

Sirva quente ou frio, como preferir! Bom apetite e se inspire para as festas juninas e julhinas!


Com carinho, Karuane.

Beijinhos saudáveis!




Karuane Araújo é mãe da Mariane 7 anos autista verbal e do Miguel de Maria 2 anos, de temperamento forte, esposo do Bruno Araújo, aplicadora da disciplina positiva na educação das crianças.



Karuane Araújo

Chefe da Divisão de Cursos de Pós-Graduação - PROPGI/UEMASUL

Engenheira de alimentos - Mestre em Ciências da Saúde

Tel: 099 991081406 CV Lattes: http://lattes.cnpq.br/1115832947713877

@karuanearaujo

6 visualizações

Posts recentes

Ver tudo