Buscar
  • Barbara Leite Liberato

Biscoito Funcional de Natal

O natal chegou e com ele uma nova oportunidade de trazer leveza e conexão na sua relação com a criançada. Que tal convida-los para confeccionar biscoitos natalinos saudáveis e coloridos? A cozinha é o ambiente perfeito para criar vínculo com criatividade e muitas coisas gostosas.


Você sabia que a tradição dos biscoitos de natal surgiu nos mosteiros e conventos da Idade Média? Eles serviam de ornamentos para os pinheiros e eram devorados após a Ceia. Reza a lenda que a tradição nasceu na Escandinávia em 1875. O primeiro biscoito foi assado em formato em homenzinho e sair do forno ganhou vida! Seria a magia do natal?

Chame a criançada e tome nota dessa receita incrível que a nossa Engenheira de Alimentos transformou em uma versão super saudável sem perder a gostosura e a magia do natal. Use a sua criatividade para fazer nas cores e no formato que quiser.


Ingredientes para a massa:1/2 xíc. de farinha de trigo;1/2 xíc. de farinha integral (usei de arroz);12 xíc. de aveia em flocos finos;12 xíc. de farinha integral (trigo, arroz ou outra que você preferir);1 c.c. fermento químico;1 pitada de sal;100 g de manteiga sem sal;12 xíc. chá de açúcar mascavo (ou demerara);2 gotas de essência de baunilha;1 ovo.

Modo de fazer
Em um recipiente, misture as farinhas com o fermento e o sal. Adicione a manteiga gelada e mexa até virar uma farofa. Acrescente o açúcar mascavo e a essência. Acrescente o ovo e misture até obter uma massa homogênea. Abra a massa com a ajuda de um rolo. Para não grudar, abra a massa entre dois plásticos filme. Corte com o auxílio de cortadores em temas de natal. Asse a 180°C por 10 a 15 min.

Para a cobertura do biscoito:

Ingredientes para a cobertura:5 c. de sopa de água;1 e 2/3 xíc. chá de açúcar de confeiteiro;1 c. chá de suco de limão.

Modo de fazer:
Na batedeira, misture a água e o açúcar até ficar liso e brilhante. Caso necessário, ajuste o ponto com mais água ou açúcar. Coloque o glacê em saco de confeitar, corte uma ponta fina e decore os biscoitos. 


Desejo a todos um Feliz Natal!

Com Carinho,

Karuane Araújo







Sobre a autora:

Karuane Araújo é mãe da Mariane 6 anos, autista verbal e do Miguel de Maria 2 anos, de temperamento forte, esposa de Bruno Araújo, aplicadora da Disciplina Positiva na Educação das crianças .



Karuane Araújo

Chefe da Divisão de Cursos de Pós-graduação - PROPGI/ UEMASUL

Engenheira de alimentos - Mestre em Ciências da Saúde.

Tel 099 991081406 CV LATTE: http://lates.cnpq.br/1115832947713877

@karuanearaujo





35 visualizações

Posts recentes

Ver tudo