Buscar
  • Barbara Leite Liberato

Bendita Rotina

Aos poucos, a vida volta a se movimentar, fechando ciclos e deixando outros recomeçar. Hábitos, pra que te quero? Para manter o equilíbrio enquanto o caos insiste em nos habitar.


Rotina! Bendita sois vós entre todos os nossos afezeres diários!

Nada nos custou tanto na pandemia do covid-19 quanto perder a nossa rotina!

Fazer mais do mesmo! Acordar com o propósito de realizar pequenos feitos tão necessários à nossa sobrevivência: sair de casa para ir ao mercado, levar as crianças à escola, trabalhar, aquele encontro depois das 18h. Aquela reunião chata que não dá para não ir. A santa missa de cada domingo. Viajar, férias, hotéis com piscina, comer aquela comidinha de restaurante. Ver os parentes e conviver com os amigos.

Desde o hábito mais rotineiro até aquele mais casual. Tudo nos foi tirado e reduzido à casa, comida e roupa lavada.

Recordo-me da primeira vez que sai de casa outra vez para ir ao supermercado. A primeira vez que levei as crianças para a escola novamente. Quando pude viajar um pouco menos preocupada ou ir naquele restaurante sem muita neura habitando a cachola. Fez com que eu desse um valor danado à minha vida e à minha rotina que eu um dia havia negligenciado.


Rotina no dicionário quer dizer "caminho utilizado normalmente". O engraçado é que nossa vida de pais é ensinar um caminho para nossos filhos. E o que ensinar quando nós perdemos o chão? Quando ficamos presos em um labirinto sem caminho para percorrer ou imersos em sentimentos e emoções capazes de nos deixar completamente sem ar.

Crianças desenvolveram inúmeras formas de ansiedade. Adolescentes ficaram depressivos. Pais enfrentaram o Bournout Parental. Todos nós de crianças a adultos não ficamos ilesos a até agora quase dois anos de pandemia.


O hábito precisa ser construído. Pode ser modificado, mas leva um tempo para que o nosso cérebro humano processe e internalize tudo isso. O hábito é uma maneira de se comportar que reflete na nossa maneira de ser, fazer e sentir. Fazer mudanças conscientes traz como resultado transformações incríveis. Ser forçado a mudar, pode trazer, no entanto, uma angústia e um sofrimento inimaginável.

Os novos tempos nos trazem na colheita ansiedade e depressão. Elas não são um estado de espírito. São doenças. Assim como qualquer outro sentimento, a tristeza e a ansiedade nos movem. Sentimos porque precisamos agir. Por trás das nossas escolhas estão as nossas emoções. Todas elas são importantes para a nossa sobrevivência. O problema é quando justamente a gente paraliza. Quando a nossa ansiedade ou a nossa melancolia nos param, estagnando a nossa vida, nos impedindo de escolher.


Um brinde a Ciência! Um brinde à Tecnologia! Um brinde às vacinas! Foram elas que nos trouxeram esperança! Um sentimento muito importante para que a gente continue a viver! Não uma vida qualquer. Uma vida cheia de sonhos! Uma vida de possibilidades, de escolhas, de abundância. Uma vida com sentido, com propósito !

O que a pandemia do covid-19 trouxe de bom? Muitas coisas em termos de comportamento. Destaco duas delas: 1- a importância do outro, das relações sociais face a face. Algo que o ser humano aprendeu para sair das cavernas e a sobreviver no mundo aberto de possibilidades, mas que parece ter esquecido com a evolução. A importância que é ter alguém para se dar a mão. 2- A rotina! A bendita rotina! Ela que nos traz conexão, aprendizados, segurança e o conforto de poder todos dias fazer escolhas.


Com Carinho,

Bárbara Liberato



Sobre a autora:

Bárbara Leite Liberato é casada com Fernando Liberato, mãe de duas crianças extraordinárias João Paulo, 7 anos e Gabriel, 4 anos. A vida toda quis ser mãe e formar uma família, casou com o grande amor da adolescência e juntos educam os filhos dentro da Parentalidade Positiva. Tem como missão de vida capacitar pais e mães para utilizarem as ferramentas da Disicplina Positiva e da Parentalidade Positiva junto aos filhos. Ler e escrever é uma paixão na vida.





Bárbara Leite Liberato

Educadora Parental em Disciplina Positiva

Membro da PDA / Brasil

Jornalista e Advogada

Certificada em Parentalidade Positiva pela Escola de Parentalidade e Educação Positivas de Portugal

Especializando em Neurociência e Comportamento - PUC/RS

Idealizadora e Editora do blog cheirodemae.com.br

(99) 981326509 - barbaraleiteliberato@hotmail.com

@barbaraleiteliberato






6 visualizações

Posts recentes

Ver tudo