
Barbara Leite Liberato
Baby Blues: mais comum do que se imagina
Atualizado: 6 de mai. de 2020
Toda mulher puérpera precisa de rede de apoio para não desmoronar diante das feridas físicas e emocionais deixadas pelo parto. O apoio afetivo é uma prioridade e não um luxo.

Fotografia Nadjara Nunes
Um assunto pouco falado, que acomete cerca de 50 a 80% de mulheres no pós parto é o Baby blues ou blues puerperal. Após o nascimento do bebê é normal a mulher passar por um período de luto. Como assim? O bebê tão esperado nasceu, é o maior presente da vida daquela mulher e ela está de luto? Sim. Ela se ressignifica e nasce uma nova mulher, uma mãe.
E acredite, isso pode ser desesperador. Por ser um mundo totalmente novo e cheio de desafios, onde essa mulher vai precisar se reinventar, se redescobrir e aprender na prática sobre os cuidados com um recém-nascido, as dificuldades da amamentação e tantas outras coisas que até então ela só sabia na teoria.
Mas o que a grande maioria não sabe é que o Baby blues é essa onda de incertezas, inseguranças, medo, ansiedade, irritabilidade, choro e emoções à flor da pele. Se inicia logo após o parto, por volta do 4º ou 5º dia e perdura por até duas semanas. E o mais confortador é que tudo isso é um processo normal, comum. Uma reação psicológica esperada onde a natureza desses sintomas estão relacionados a questões hormonais e ao novo papel que essa mulher vai exercer como mãe.
O Baby blues é essa onda de incertezas, inseguranças, medo, ansiedade, irritabilidade, choro e emoções à flor da pele
As pessoas costumam descrever o puerpério como uma fase linda e perfeita, mas não é bem assim. É um período de recomeços, reconstruções e renascimento. E essa mãe precisa de uma rede de apoio, acolhimento, respeito a todos os seus sentimentos e zero julgamentos.

Sobre a autora:
Nadjara Nunes é mãe da Maria Lis, 3 anos e da Maria Letícia, 1 ano. É esposa do Eduardo Liberato, apaixonada pela maternidade e pela fotografia.
Nadjara Nunes
Enfermeira Concursada
Especializando em Consultoria Materno Infantil com Enfoque em Amamentação
Fotógrafa Especializada em Partos e Recém-nascidos
Consultora Materno Infantil
@nadjaranunesfotografia @nadjaramaria
Espaço Materno Nadjara Nunes
Rua Rio Grande do Norte, número 748, Centro. Imperatriz-MA. (99) 98128-7620