Buscar
  • Barbara Leite Liberato

Amamentação: Fase da Apojadura

A apojadura é natural: o corpo entende que precisa aumentar a produção de leite. Por volta de cinco dias após o parto, há uma transição do colostro para o leite maduro. O que traz endurecimento dos seios, dor e desconforto. Algumas mulheres sentem até febre. Mas nem tudo está perdido - este processo dura poucos dias e pode ser mais leve com informação e uma boa consultoria de amamentação. A própria mãe consegue aplicar as técnicas sem precisar fazer uso de nenhum medicamento.

Foto: Mamãe Lilian amamentando a pequena Isis por Luan Neves




Vamos falar um pouco sobre as dificuldades da amamentação? Vocês souberam identificar o momento da apojadura após o parto? É comum romantizarem muito sobre amamentação, que é um momento lindo, que é um momento de conexão com o seu filho, mas pouco se fala sobre as suas dificuldades e percalços encontrados no caminho, até se chegar nesse momento prazeroso e lindo.

A apojadura acontece entre o terceiro e quinto dia após o parto. É o momento que as mamas vão ficar bem cheias, chegando a ficar endurecidas, vermelhas e quentes. Nessa fase é preciso ter orientações de como conduzir essa situação. Na fase da apojadura é ideal que se faça massagens em movimentos circulares, delicadamente, para que a mama amoleça e com isso facilite o bebê a fazer a pega correta.

Uma dica que eu gosto de dar para as recém-mamães é que nunca se deve oferecer a mama endurecida ao bebê. Seja na fase da apojadura ou não. Com a região do mamilo mais endurecida, o bebê vai acabar não conseguindo abocanhar boa parte da aréola, ele vai acabar pegando só na ponta do bico do seio. O que vai ocasionar fissuras e feridas no local.


Importante: Para evitar a vasodilatação e aumentar o engurgitamento e a dor, não faça compressas quentes. Evite banho quente.

Imagem: blog.saude.gov.br


Então massagear a mama cheia, a começar pela aréola, antes das mamadas, reduz bastante as chances de uma pega incorreta pelo bebê. Informação é tudo. Estude e se prepare para a amamentação. Peça ajuda a pessoas especializadas no assunto e desfrute com muito prazer desse momento incrível que é a amamentação.



Sobre a autora:

Nadjara Nunes é mãe da Maria Lis, 4 anos e da Maria Letícia, 1 ano. É esposa do Eduardo Liberato, apaixonada pela maternidade e pela fotografia.

Nadjara Nunes

Enfermeira Concursada

Especializando em Consultoria Materno Infantil com Enfoque em Amamentação

Fotógrafa Especializada em Partos e Recém-nascidos

Consultora Materno Infantil

@nadjaranunesfotografia @nadjaramaria

Espaço Materno Nadjara Nunes

Rua Rio Grande do Norte, número 748, Centro. Imperatriz-MA. (99) 98128-7620



10 visualizações

Posts recentes

Ver tudo